Obrigada pela visita, Volte sempre que puder!

terça-feira, junho 8

Nós somos os únicos responsáveis


Você é responsável pelo que joga dentro de você.

Nós somos os únicos responsáveis pelas coisas que jogamos dentro de nós.
Se não somos totalmente responsáveis, pelo menos, temos o controle da grande maioria das coisas que comemos, lemos, assistimos, ouvimos e tocamos.
Assim, temos que assumir o controle do que permitimos entrar em nós pelos nossos sentidos. Se não assumirmos esse controle, outras pessoas assumirão e aí perderemos o domínio de nós próprios.

Temos que controlar o que comemos. O sábio não é o que come mais.
É o que come melhor, com mais sabedoria. É o que não se enche de comida de má qualidade, sem pensar no que está ingerindo.

Temos que controlar o que bebemos. O sábio não é o que bebe qualquer coisa em grande quantidade. É o que sabe o que beber, como beber, quando beber. É o que sabe o valor dos líquidos para a nossa saúde e seleciona o que bebe.

Temos que controlar o que lemos. O sábio não lê qualquer coisa. Não se permite encher sua cabeça com informação que não o conduzirá à maior sabedoria, ao sucesso ou ao crescimento pessoal, espiritual, intelectual. Assim, temos que selecionar os jornais, as revistas e os livros que lemos.
Se lermos notícias ruins, revistas de péssimo conteúdo e livros que
nada nos agregam, a culpa será nossa de termos uma vida de
baixa qualidade intelectual e espiritual.

Temos que controlar o que vemos. Se ficarmos defronte ao televisor assistindo programas de baixa qualidade, nos tornaremos a cada dia piores, sem conteúdo, terminaremos o dia piores do que começamos, não nos sentiremos crescendo, nem pessoal, nem profissionalmente. O nosso intelecto e o nosso espírito nada terá ganho. Apenas perdemos um tempo irrecuperável e ainda nos prejudicamos, enchendo a nossa mente de coisas de baixo valor.

Temos que controlar com quem conversamos. Se somente conversarmos com pessoas sem conteúdo, sem valores morais e éticos, é claro que seremos influenciados por elas e andaremos para trás, sem sucesso na vida.

O mundo de hoje nos oferece muitas opções. Cabe a nós decidir o que fazer,
o que usar, o que comer, o que permitir que seja jogado dentro de nós.
Temos a liberdade de fazer as escolhas certas ou erradas.
Só cabe a nós a decisão, a responsabilidade.
As conseqüências serão só nossas.
Portanto, veja bem o que você está jogando dentro de você.
Pense nisso. Sucesso!
* Por Luiz Almeida Marins Filho (PHD) *

Nenhum comentário:

Postar um comentário